VARIAÇÃO DA PRESSÃO: ALTITUDE E TEMPERATURA

Prever como varia a pressão do pneu aquando de uma subida em altitude pode parecer difícil, mas será muito útil saber se for preciso modificar a pressão dos seus pneus de forma a manter o mesmo nível de desempenho.

Eis os segredos que lhe permitirão compreender o que se passa quando sobe uma montanha com o seu veículo.

Primeiramente, a pressão atmosférica depende da altitude a que se situa. Quando mais subimos em altitude, mais diminui a pressão.

Se encher o seu pneu a uma pressão de 2.4 bars ao nível da água do mar, a pressão do seu pneu vai aumentar à medida que subimos em altitude pois o ar oferecerá cada vez menos resistência.

E não é tudo. Com a subida em altitude, o ar arrefece ao mesmo tempo que se rarefaz.

Sendo o ar um gás, responde a certas leis da física. Uma dessas leis diz que quando a temperatura a que um gás está sujeito diminui, o gás contrai-se, o que provoca uma diminuição da pressão.

Assim, quando a temperatura ambiente diminui, isto afeta a temperatura do ar no pneu. A pressão do pneu diminui.

Estes dois fenómenos - subida da pressão devido à mudança de diferencial entre pressão do pneu e ar ambiente e diminuição de pressão devido ao arrefecimento do gás - compensam-se mutuamente.

Assim, entre a baixa e alta altitude, a pressão dos seus pneus não varia sensivelmente (mas será certamente necessário equipar-se com pneus de inverno ou correntes para a neve).

 

  • Jan 21, 2020
  • Categoria: Saiba mais
  • Comentários: 12
{"one"=>"{{ count }} comentário", "other"=>"{{ count }} comentários"}
hOCjdvzfwMeloStA October 29, 2020

kUbROjEozJVi

aTRsIgrqx October 29, 2020

oeRLMlTQiSwXFJ

UbzmLGMoenH November 13, 2020

aEWclQPTnuq

lQKVHcWwAebYtgqS November 13, 2020

gdHriYTsM

Deixe um comentário