PRESSÃO E CAPACIDADE DE CARGA

A pressão dos seus pneus é fundamental se pretende otimizar os desempenhos do seu veículo e garantir aos seus pneus uma resistência elevada ao desgaste e uma longevidade melhorada. Em primeiro lugar, é essencial saber que a inflação dos pneus tem influência direta na sua capacidade de carga. Assim, quanto mais elevada é a pressão de um pneu, maior é a capacidade de carga desse pneu. Pelo contrário, quanto mais baixa é a pressão do pneu, mais fraca se torna a capacidade de carga.

PRESSÃO CERTA DOS PNEUS: UMA GARANTIA DE SEGURANÇA

Um pneu corretamente cheio permite ainda estabilizar a estrutura do pneu e repartir uniformemente a carga suportada pelo pneu, o que otimiza os seus desempenho e garante-lhe uma melhor segurança.

Respeitar a pressão de inflação recomendada pelo fabricante pode igualmente ser decisivo noutros aspetos. Um pneu corretamente cheio permite melhorar significativamente a resistência do pneu ao desgaste, reduzir a sua resistência à rodagem (um pneu corretamente cheio permitirá poupar combustível) e a sua longevidade.

A PRESSÃO DOS PNEUS: UM IMPACTO DIRETO NOS DESEMPENHOS DO VEÍCULO

Certas revistas sobre automóveis especializadas destacaram o caráter essencial da inflação dos pneus nos desempenhos gerais do veículo. Estes testes permitiram demonstrar que um pneu com inflação insuficiente tivesse um impacto direto no tempo de resposta do veículo e na precisão das manobras.

No âmbito de um dos testes realizados, os pneus Goodyear Eagle GT-HR High Performance All-Season (conhecidos pela sua grande resistência ao desgaste) foram instalados em dois veículos BMW 320D de 2008. Num dos casos, os pneus tinham recebido a pressão recomendada pelo fabricante, sendo 2.1 bar à frente e 2.6 bar atrás. Noutro caso, os pneus tinham recebido uma pressão inferior a 30% (1.6 bar à frente e 2.0 bar atrás).

Este teste comparativo permitiu demonstrar que os pneus com inflação insuficiente apresentavam um tempo de resposta mais elevado e eram mais difíceis de manobrar em termos de motricidade em relação aos pneus cheios segundo as indicações do construtor. Por outro lado, os automobilistas que testaram o veículo equipado com pneus com inflação insuficiente evocaram uma desagradável sensação de irregularidade e com solavancos durante a condução. Foi igualmente constatada uma perda de 7% da motricidade.

ONDE ENCONTRAR A PRESSÃO RECOMENDADA PELO CONSTRUTOR?

A pressão ótima, ou seja, a recomendada pelo construtor do seu carro, está indicada tanto no livrete ( manual) do seu veículo, como no interior da porta do condutor:

  • Jan 21, 2020
  • Categoria: Saiba mais
  • Comentários: 0
Deixe um comentário