ADERÊNCIA DOS PNEUS 

A aderência do pneu é um elemento muito importante para a segurança. Pode variar de 1 a 10 conforme os pneus em função da qualidade do revestimento do solo, do desenho do perfil do pneu, mas sobretudo em função das condições climáticas.

Existem, assim, vários casos:

SOLO SECO

O ideal em solo seco é circular com pneus lisos, como na F1. Estes pneus chamam-se pneus slick. Quanto mais largos forem os pneus, maior é a superfície em contacto com a estrada e melhor é a a aderência.

Este tipo de pneu está reservado à condução em circuito. É proibido circular nas estradas com este tipo de pneu. Porém, existem pneus semi-slick que comportam algumas ranhuras que lhe permitem circular com toda a legalidade.

Vantagem: A aderência é dez vezes melhor, o carro parece estar colado à estrada.
Desvantagem: O chassis do veículo pode ficar deformado se não estiver muito rígido.

Por isso, é preciso ter atenção, pense em adaptar o pneu ao seu veículo optando por pneus com mais ou menos estrutura, bem como pneus mais ou menos largos.

SOLO MOLHADO

Neste tipo de solo, o mais importante não é a aderência do pneu mas sim a capacidade de evacuar a água de forma a não correr o risco de aquaplaning. Assim, os sulcos dos pneus são muito importantes. Os sulcos em V são de longe os mais eficazes.

Vantagem: Excelente evacuação da água.
Desvantagem: Menos aderência pois a largura da banda de rodagem é mais reduzida pelos sulcos.

SOLO COM NEVE

Este tipo de revestimento é a causa de um grande número de colisões no inverno. Em alguns casos extremos, é indispensável utilizar correntes, até mesmo pneus com pregos. Quando a temperatura desde dos 10°C, os seus pneus de verão já não são eficazes. Por isso, é preferível equipar com pneus de inverno.

Os pneus para a neve utilizam sulcos em lamelas a fim de otimizar a aderência com o revestimento.

Vantagens: Os sulcos em lamelas de pneus de inverno permitem uma boa aderência em condições invernais. Com estes pneus, acaba-se o stress de conduzir em estradas cobertas de neve.
Desvantagem: Este tipo de pneu tem uma aderência menos importante em estrada seca. Além disso, usa-se mais rapidamente se for utilizado durante todo o ano.

  • Jan 21, 2020
  • Categoria: Saiba mais
  • Comentários: 0
Deixe um comentário