O que é alinhamento, balanceamento e cambagem das rodas 

 

Balanceamento

O desequilíbrio das rodas e pneus é o principal causador de vibrações no volante. Isto é causado pelo fato de que o pneu nunca tem uma distribuição de borracha uniforme em sua circunferência, assim como a roda que também não tem um distribuição uniforme. Dessa forma, o balanceamento é o que compensa, através de contra pesos (chumbo na roda), o equilíbrio do conjunto de rotação.

O desbalanceamento causa um desgaste irregular (multi-escavado) na região em que se encontra a maior concentração de massa, perda de tração e desconforto.

O fenômeno de vibração do pneu manifesta-se a cada giro da roda. Sua intensidade e frequência aumentam proporcionalmente à velocidade de rotação.

Ao montar um conjunto de rodas duplas, devemos sempre observar a colocação das válvulas, que deverão situar-se uma oposta à outra. Isso proporciona uma melhor distribuição das massas, evitando desta forma um possível desbalanceamento.

Cambagem

Na maioria dos automóveis, as rodas dianteiras, quando observadas de frente, apresentam-se ligeiramente inclinadas para dentro ou para fora. A inclinação da roda é chamada de cambagem, sendo o seu valor determinado em ângulo de cambagem (camber). A cambagem é positiva quando as rodas se inclinam para fora.
A inclinação destina-se a que o centro da superfície de contato dos pneus com o solo fique, quando o automóvel é observado de frente, o mais próximo possível do ponto onde um prolongamento imaginário do eixo do pino-mestre da manga de eixo intercepta o pavimento.

Alinhamento

Alinhamento ou geometria de direção é o ajuste da suspensão em determinados valores que garantem a segurança e a estabilidade do veículo. Ao serem construídos, os veículos têm as rodas colocadas na posição correta de alinhamento, respeitando a máxima eficiência de rolamento, dirigibilidade e esterção.
Por isso, qualquer mudança nesses valores, motivada por impactos como buracos, guias, lombadas, entre outros, acarreta o desalinhamento das rodas e outras irregularidades mecânicas.
No alinhamento da direção está envolvido o ajuste de três ângulos, colocados nos parâmetros determinados pelo fabricante: convergência, cáster e câmber.
  • Apr 01, 2019
  • Categoria: Saiba mais
  • Comentários: 0
Deixe um comentário