Como escolher o pneu certo para o seu veículo

 

Chegou a hora de trocar os pneus do carro e você está em dúvida em qual escolher? Não sabe se coloca os pneus confortáveis e econômicos sugeridos ou quatro rodas aro 17’’ com pneus fininhos e com performance arrasadora? Bem, nós não vamos te dizer qual você deve comprar, mas podemos te ajudar a entender algumas propriedades dos pneus que irão mudar o desempenho do seu carro de acordo com a finalidade que você busca.

A escolha do pneu adequado para cada carro é feita ainda no projeto, baseado em suas características (velocidade que irá atingir, peso, qual será o sistema de suspensão, propósito de uso, etc.) e em testes!

Ok, o carro sai da montadora com aqueles pneus “perfeitos” para ele, mas será que é realmente o que você quer? Conforto, desempenho e estética são características geralmente antagônicas, então é bom estar bem certo de qual o propósito mais desejado. E lembre-se, consulte um profissional quanto ao tamanho adequado. Pneus mais largos que o aceitável e rodas maiores podem te render multas e problemas para o carro.

Rendimento ou conforto? Eis a questão. Há muitas características a serem levadas em consideração na hora de escolher o pneu, mas aqui está a principal delas. A altura do flanco, ou perfil do pneu, pode mudar completamente o comportamento do seu veículo.

Pneus com perfil mais alto são mais confortáveis, pois absorvem mais o impacto das irregularidades da pista. Sua perda de rendimento é refletida principalmente nas curvas, quando se dobram mais e acabam se deformando com a força lateral, alterando a direção do carro para o chamado ângulo de deriva. O resultado é uma curva um pouco mais aberta do que a posição apontada no volante sugeria.

Já os pneus com perfil mais baixos, muito usados em superesportivos, são feitos para tirar o melhor rendimento do carro. Sim, eles são mais desconfortáveis, mais suscetíveis a cortes e rasgos e mais ásperos, o que os fazem gerar maior ruído, porém são o máximo nas curvas e ficam bem com rodas acima do aro 15’’. Com menor altura de flanco, há menor deformidade do pneu, deixando o carro mais na mão do motorista nas curvas. Eles são bons sim, mas nem pense em colocar quatro desses no seu carro se o objetivo for passer diariamente por ruas esburacadas e estradas de terra.

Os pneus realmente ideais são aqueles sem nenhuma ranhura, como os slick da Fórmula 1. O problema é que eles são bons se, e somente se, você for dirigir em um piso regular e sem chuva. As ranhuras, ou sulcos, são fundamentais para o escoamento da água e para aumentar a aderência do pneu em pistas com muitos detritos.

Um milímetro de profundidade de sulcos a mais ou a menos pode fazer muita diferença em um dia de chuva, e por isso é importante trocar os pneus antes da temporada de chuvas da região onde você mora. Ranhuras mais largas e fundas garantem maior tração na chuva e diminuem os riscos de aquaplanagem, enquanto os sulcos mais rasos aumentam o desempenho em pistas secas, garantindo maior área de contato entre a banda de rodagem e a estrada.

Lendo um pneu

Na denominação P195/60 R15 88 V M+S, por exemplo, P é o modelo do pneu (Passenger Car – carro de passeio), e 195/60 é a largura da banda de rodagem em milímetros e a altura do perfil em percentual, nesse caso 60% de 195 mm. A letra R é de radial, o número 15 é o aro, 88 é a capacidade de carga (560 kg cada pneu) e o V é a classificação de velocidade, ou seja, até 240 km/h. Por último, o sigla quase sempre encontrada M+S significa que o pneu é adequado para todas as estações.

Outras marcações no pneu podem ajudar na escolha. O "treadwear" representa a durabilidade e pode variar de 60 a 600 – quanto maior melhor. "Traction" mostra a capacidade de tração em asfalto (AA, A, B, C) e "temperature" indica em 3 níveis o comportamento do pneu com o aumento de temperatura, A, B e C. A matrícula "DOT" te livrará dos pneus velhos. É com ela que se sabe em qual semana de qual ano o pneu foi fabricado. Em um DOT nº 4008 por exemplo, o 40 significa a quadragésima semana e o 08 significa o ano de 2008.

  • Apr 01, 2019
  • Categoria: Saiba mais
  • Comentários: 7
{"one"=>"{{ count }} comentário", "other"=>"{{ count }} comentários"}
José Cláudio June 12, 2019

Meu carro e um palio essence 1.6 16 válvulas 2015/2016 Qual o melhor pneus para ele.

Rafael June 17, 2019

Gostei de ler sobre os números e letras falando sobre cada pneu. Ficou bem esclarecido só não entendi quem não quer. ..

Geraldo warley July 04, 2019

Tenho um Elantra GLS 1.8 2011/2012,qual o pneu ideal para ele?

Jose Vicente July 27, 2019

No programa derivam Silva
Anuncia pneus aro 15 por 139 00
È pneu novo?

Deixe um comentário